7 de janeiro de 2008

Submarino... literalmente afundando!

Prezada Doutora,
Moro numa pequena cidade do interior da Bahia, onde não tem Procon ou outro organismo de Defesa do Consumidor. Comprei um Monitor pela Internet, no Submarino, dia 18.12.07, e eles prometeram fazer a entrega com 6 dias úteis a partir do dia 18. Hoje fazem 13 dias e o produto não chegou. Estou descontente com a tapeação. O que posso fazer ou a quem posso recorrer? Fiz dois emails e eles não responderam. Atenciosas Saudações. R.


________________________________________________________
É meu caro leitor, você não é o único a reclamar do site Submarino. No portal Reclame aqui o Submarino está no topo das reclamações das compras online. Aliás, já existe até mesmo um blog chamado submarino nunca mais (http://submarinonuncamais.blogspot.com/) e acho que deveria visitar nem que seja para não se achar o único lesado e tirar ânimo para reagir. Segundo os comentários do blog as entregas para o Nordeste estão atrasadas e ninguém sabe quando a questão será resolvida.

Sua pergunta foi deficitária em detalhes então a consulta ficará um pouco a desejar... te deram número de conhecimento de transporte (aquele número para rastrear a entrega)? Seu produto foi postado ou simplesmente você sequer sabe se o produto está com a transportadora? Primeiramente, você tem que decidir se quer cancelar a compra ou se vai arriscar continuar aceitando as desculpas do site e aguardar a entrega da mercadoria.

Se você já se decidiu pelo cancelamento, primeiramente aconselho você a entrar nos seguintes endereços (do próprio site) e providenciar o cancelamento e o estorno do cartão (caso tenha pago com cartão de crédito).
http://www.submarino.com.br/local/atendimento/email.asp
http://www.submarino.com.br/local/atendimento/reembolso.asp#cartao

Você tem esse direito. Pode desistir da compra em até 7 dias após o recebimento do produto. Está no Código de Defesa do Consumidor. Vale ressaltar que normalmente o estorno vem na fatura seguinte, ou seja, você paga na fatura emitida no mês da compra, e na fatura seguinte o mesmo valor vem descontado a título de estorno.

Se mesmo depois do cancelamento eles não entrarem em contato não durma no ponto:

1. Represente no Ministério Público. Pode ser feito pelo telefone 0800 284 6803, funciona das 7 as 19h ou pela internet no endereço
http://www.mp.ba.gov.br/ouvidoria.asp

2 Ligue para o PROCON e denuncie. Vai ai alguns endereços dos PROCON no Estado da Bahia obtidos no site do Governo Federal. Veja o que está mais próximo de você e ligue: pode ser que eles aceitem denúncias via telefone e você não tenha que se deslocar até lá.

BA - Feira de Santana
PROCON Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araújo, 466, Kalilândia
(71) 221-1817


BA - Itapetinga
Procon Itapetinga
Rua Maria Quitéria, 34, Centro
(71) 261-3300


BA - Salvador
PROCON Bahia
Rua Carlos Gomes, 746, 2º andar, Centro
(71) 321-4228


BA - Salvador
CODECON - Procon Municipal da Capital
Rua 28 de setembro, 26 - Centro
(71) 324-4238


BA - Vitória da Conquista
PROCON Vitória da Conquista
Praça Tancredo Neves, 129, Centro
(71) 424-8911

3. Entre com um PEDIDO DE CANCELAMENTO DE COMPRA CUMULADO COM RESSARCIMENTO DE PERDAS E DANOS no Juizado Especial Cível da sua cidade. Veja no link
http://www.tj.ba.gov.br/secao/juizados/index.html a lista de Juizados Cíveis e do Consumidor no interior da Bahia. Pelo sitemeter vejo que você está no município de Itaberaba correto? Então esse é o endereço:
Itaberaba· Rua Dr. Orman Ribeiro dos Santos, s/n, Barro Vermelho - CEP: 46.880-000· 0xx(75) 3251.1006· 2ª a 6ª, das 7 às 13h.· Supervisor: Natailson Dias Fraga


Boa Sorte!

3 comentários:

Marcel Cerqueira disse...

Mandei um e-mail para vc e gostaria de saber se poderia me ajudar.

Agora eles cancelaram meu pedido alegando que o produto foi extraviado.

No aguardo,
Marcel Cerqueira
marcel.cerqueira@gmail.com

Daniel Fonseca disse...

Bom dia Stella ,

Eu li o comentário que você deixo no blog "Submarino Nunca Mais" , você disse que iria "confeccionar uma representação por escrito para um de meus leitores" , se você estiver disposta a disponibilizar o mesmo eu ficarei grato !!

Caso seja possível por e-mail o meu é : danielfcastro@hotmail.com

Desde de já agradeço
Daniel Castro

Fabiana disse...

Stella, fantástico seu blog e seu trabalho aqui ajudando os internautas! Também cheguei aqui pelo blog Submarino nunca mais. Sou mais uma entre os tantos que compraram e não receberam. Comprei semana passada (dia 16/01) um produto que deveria receber em 1 dia útil. Até agora só disseram que o sistema está com problemas, porque nem enviar pra transportadora enviaram ainda. Isso que paguei no cartão submarino e a cobrança foi efetuada no mesmo dia da compra.
Aí que tá, eu não quero fazer o cancelamento, eu só queria receber o produto como antigamente faziam, dentro do prazo. Já é o terceiro pedido desde dezembro com atraso, mas dessa vez o caso é mais grave.
=õ(

Não queria ter que perder meu tempo indo ao Procon, mas é a solução mais viável no momento. É impressionante como o melhor portal de compras da Internet se tornou absurdamente ruim depois da aquisição da B2W e a fusão da (já ruim) Americanas.com. Foi a idéia mais infeliz do universo.

Obrigada, Stella!
Abraço!