16 de janeiro de 2008

Verão sem esquentar a cabeça



No verão a opção favorita dos brasileiros é ainda a viagem para o litoral, principalmente para o carnaval. Acabadas as festas de final de ano, normalmente coloca-se as malas em ordem e finalmente parte-se para as férias na praia.

Para quem não tem casa de veraneio, optou por não ficar em hotel ou pousada ou que tem família numerosa, o aluguel de temporada é uma boa opção. Contudo é preciso tomar alguns cuidados para não esquentar mais a cabeça do que qualquer outra coisa. Vamos deixar os pulos para o carnaval, certo? Lá vai algumas dicas:

Primeiramente, é preciso seguir 6 passos básicos:

1. verificar a idoneidade da imobiliária. Não trate pessoalmente com o proprietário a não ser que tenha sido indicado por pessoa de confiança ou que você o conheça.

2. verificar os detalhes do imóvel: exija fotos do local e descrição do mobiliário. Você não vai querer chegar na casa e constatar que não tem nenhuma panela ou copo certo?

3. pedir informações sobre a infra-estrutura do local: padarias, farmácia, pronto socorro, etc. Pode parecer bobagem, mas ficar em um local onde se precisa pegar um carro para comprar o pãozinho de manhã pode ser um problema.

4. Pedir informações sobre a localização do imóvel: a que distância fica da praia por exemplo. Já imaginou alugar um imóvel que dizem ser perto da praia e ter que pegar um ônibus para chegar até lá? Com cadeiras, guarda sol e etc pode ser um verdadeiro inferno!

5. Peça informações sobre as condições do imóvel: encanamento, etc. Não vai querer passar suas férias inalando mal cheiro de esgoto entupido certo? Nessas cidades do litoral, principalmente litoral norte e região dos lagos (exceto Cabo Frio) a infra estrutura é precária. Saber da qualidade da água e outras coisas é essencial.

6. você tem direito a fazer uma vistoria do local antes. Se não for possível, agende com o dono fazer a vistoria antes de entrar na casa. Não assine vistoria nenhuma antecipadamente sem ter visto a casa antes. Já imaginou se você assina a vistoria constando que tem 2 aparelhos de TV e chega lá só tem 01? Vai ter que pagar pelo que está faltando... então todo cuidado é pouco!

Outros cuidados a serem tomados é com o contrato. O contrato de locação por temporada tem algumas características próprias. Entre elas:

- O prazo a ser ajustado no contrato é de 90 dias. Se ficar 30 dias a mais do que o prazo ajustado o contrato, esse automaticamente passa a ser considerado por tempo indeterminado. Resumindo: só vai poder sair sem pagar indenização por quebra de contrato se notificar o proprietário com 30 dias de antecedência. Assim, não fique mais do que 30 dias além do prazo ajustado.

- O dono do imóvel pode exigir pagamento adiantado. Ainda, para garantir as outras obrigações do contrato ele pode concomitantemente pedir alguma garantia. Traduzindo: SIM ele pode cobrar o aluguel adiantado e AINDA exigir FIANÇA ou CAUÇÃO. É permitido por lei.

- Faça constar no contrato todas as cláusulas correspondentes ao que foi tratado verbalmente, discriminando datas de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc.

- Exija uma vistoria prévia, e apenas assine se estiver tudo de acordo. Se não tiver como visitar o imóvel antes, combine com o dono ou caseiro de assinar a vistoria no dia em que chegar no imóvel. Coloque um termo aditivo no contrato especificando essa situação.

- Quando sair do imóvel, faça outra vistoria para assegurar que você deixou tudo do jeito que encontrou, a ser assinado pelo proprietário ou por seu representante. Assim ele não poderá exigir nada mais de você.

Faça tudo direitinho e tenha boas férias!

Um comentário:

MegaTroom disse...

Quando vou para praia eu sempre acampo, mas no carnaval, não tem nada melhor que carnavale de rua.
Já tive muita dor de cabeça por alugar uma casa ruim.
O problema é que quase ninguem aluga a casa por imobiliária, e por agente alugar casa em lugar longe, não dá para ir lá só para ver como é a casa.
Mas as dicas são muito boas para saber o que tratar com a pessoa pelo telefone, pq muita gente esquece desses itens. =)