Quem avisa amigo é: quando a esmola é muita o santo desconfia. Na internet, desconfie SEMPRE!!!!
Há algum tempo eu recebi consulta sobre a veracidade das apostilas que estão sendo vendidas pela net ensinando a pessoa a tirar o nome do SPC. Na época que postei, avisei ao leitor para que tomasse cuidado com essas apostilas e com as empresas que colocam na net "retire seu nome do SPC", "limpe seu nome", "fique com o nome limpo em 24 horas", "aprenda a limpar seu nome", etc.

Lembre-se sempre do ditado: quando a esmola é muita....

Veja só na enrrascada em que se meteu o leitor que consultou nosso site.

"Eu fiz um contato com um pessoal que oferecia a limpeza do nome e me enviaram um boleto no valor de 242,00 para eu pagar e entrei em contato com eles via email para cancelar o boleto mais eles nao querem cancelar e me disseram que vai cobrar juros efazer o cadastro do meu nome no spc caso o pagamento nao ocorra, existe algo que eu possa fazer? pois nao quero contratar este serviço"

Prezado leitor,

Você assinou algo? Você fez algum pedido formal? O serviço não foi contratado então não pague nada. Mesmo que tenha sido contratado você teria o direito de arrependimento devidamente previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Envie uma notificação extrajudicial para a empresa dizendo FORMALMENTE que você não contratou o serviço e que portanto não fará o pagamento do boleto. Peça ao final que providências sejam tomadas no sentido de excluir TODOS OS SEUS DADOS (nome, CPF, endereço, email, e todos os demais dados que você forneceu) dos bancos de dados da empresa. Dê um prazo de 5 dias para que a empresa faça isso.

Mande pelo correio com AR. Essa providência é muito importante. Caso não te respondam ou te respondam negativamente, ingresse com obrigação de fazer nesse sentido com uma cautelar incidental visando impedir que seu nome seja indevidamente lançado no SPC e SERASA.

A OBRIGAÇÃO DE FAZER é uma ação civil que visará o cancelamento de eventual contrato de serviço ou simplesmente a retirada de suas informações do banco de dados da empresa. Para ingressar com essa ação, procure o JEC mais próximo e leve consigo toda a documentação.

Imprima os emails enviados e recebidos, tire cópia de seus documentos pessoais e ainda leve consigo a notificação extrajudicial e o comprovante de AR com a eventual resposta que receber. Não será cobrado nada e não será necessária a intervenção de advogado.

Leve a peça por escrito ou conte os acontecimentos ao funcinário do fórum que estará lá exclusivamente para isso. Se quiser modelo tem no blog. Vá até a guia modelos do lado esquerdo e clique em obrigação de fazer. Caso leve por escrito sua própria peça processual não se esqueça de imprimir 3 vias: uma ficará no fórum e será aquela onde você anexará os documentos que tem, uma será entregue à outra parte e leva o nome de contrafé, e a última ficará com você com o carimbo do protocolo de distribuição no JEC.

É muito importante além de colocar o endereço da empresa corretamente na peça processual, colocar o seu endereço corretamente pois é através dele que receberá as intimações do processo. A primeira notificação será marcando a data para audiência de tentativa de conciliação a qual você obrigatoriamente deverá comparecer sob pena de ver seu processo arquivado.

E leitor, que sirva de lição. NÃO EXISTE MILAGRE. Na internet infelizmente existem muitos espertalhões vendendo gato por lebre e prejudicando pessoas. Não passe seus dados a qualquer um e vale sempre aquele ditado: "quando a esmola é muita.. o santo desconfia!!!".