Crônica de uma morte anunciada.

A anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já estava preparando o terreno contra o Prexige e o Arcoxia desde julho, quando resolveu reavaliar a segurança dos antiinflamatórios não esteróides inibidores da ciclooxigenase. O Arcoxia já havia sido barrado pela FDA (a agência reguladora de medicamentos e comida dos EUA) por aumentar o risco de doenças do coração. Já se esperava que o Brasil fosse seguir a mesma orientação.

Então, se você é um "avariado" como eu e necessita de antiinflamatórios frequentemente, vai lá o aviso: a Anvisa cancelou o registro dos medicamentos Arcoxia e Prexige. Assim, estão suspensos em todo país a comercialização e uso do Prexige 400mg (Lumiracoxibe), da Novartis e Arcoxia 120mg (Etoricoxibe) da Merck Sharp e Dohme.

Os antiinflamatórios suspensos foram amplamente indicados ao serem lançados por serem menos agressivos ao estômago e provocarem menor incidência de gastrite ou úlcera que os diclofenacos potássico e sódico. Contudo, segundo os especialistas da anvisa, os riscos dos medicamentos superam os seus benefícios, principalmente o Prexige que apresenta reações adversas hepáticas graves.

Outras medidas foram tomadas quanto a comercialização dos antiinflamatórios não esteóides inibidores da ciclooxigenase (Cox 2) - como reclassificação dos medicamentos que a partir de agora somente poderão ser comercializados com retenção de receita. O antiinflamatório Prexige tinha indicações aprovadas para tratamento de osteoartrite (um tipo de artrite), da dor aguda e cólica menstrual. O Arcoxia é utilizado para reumatismo, gota, artrite, dor articular, cólica menstrual e em pós-operatórios.

As demais apresentações do Arcoxia (60 mg e 90 mg) não estão suspensas mas deverão ter suas bulas modificadas para conter advertências de segurança quanto a pessão alta e riscos cardiovasculares. O Celebra (Celecoxibe) da Pfizer também sofrerá alterações em sua bula, com novas restrições relativas ao tempo de tratamento e à utilização durante a gravidez e o período de amamentação.

Como o meu papel é também avisar os consumidores sobre assuntos relevantes, fica o recado: se você é consumidor do Arcoxia 120 ou do Prexige 400 procure o seu médico e peça para que ele efetue a troca do medicamento. Não suspensa o tratamento.