A Polícia fez 'caca'. Adivinha quem vai limpar?

Semana passada eu postei uma matéria a respeito de uma decisão do TJRJ que acabou por condenar o Estado do Rio de Janeiro a indenizar a empresa Rio Ita pelos ônibus queimados no dia do "medo", como ficou conhecido o dia em que bandidos de dentro do Presídio Bangu I providenciaram o caos do lado de fora das grades.

Na mesma matéria expressei meu inconformismo e minha revolta com esse tipo de situação, pois quem paga a indenização é o mesmo povo que sofre com a falta de segurança. A conta sempre cai na mão do cidadão, que paga através de seus impostos.

Essa semana saiu outra sentença, do mesmo TJRJ agora condenando o Estado por falha em uma operação policial. Valor da indenização? "Modestos" R$ 30.000,00. que todos nós pagaremos a Alan Nogueira e Rita de Cássia Nogueira, moradores do bairro de Ramos. Eles perderam o seu apartamento e tudo que estava dentro dele, depois de um confronto entre a polícia e os traficantes.


Segundo o processo, em 2004, policiais utilizaram o prédio como base para observar e combater o movimento do tráfico no Morro do Adeus e depois de um tiroteio que acabou matando 2 traficantes, abandonaram o prédio. Não é de se estranhar que os traficantes, revoltados com as mortes, invadiram o prédio e expulsaram todos os moradores, fato que foi comunicado à polícia.

Quem ousar dizer que a polícia não fez nada.... ACERTOU. Resultado? Os apartamentos foram furtados e depredados por 35 meliantes enraivecidos, inclusive o do casal que ingressou na justiça.

Não digo aqui que o casal está errado. NÃO. Eles estão cobertos de razão em procurar ressarcimento devido a omissão do Estado. Aliás essa é a minha bandeira nos casos consumeristas: comprou um rádio a pilha e foi sacaneado? Busque seus direitos no JEC mesmo que o bem tenha um valor irrisório. Nesses casos o abarrotamento do Judiciário é justificado pois tem o poder de causar uma verdadeira revolução na mentalidade dos empresários e prestadores de serviços. Uma pessoa reclamando não faz com que uma empresa mude, mas uma leva de consumidores inconformados, mesmo que por compras de R$ 30, pode alterar o placar do jogo. É o famoso "desestímulo".

Poderíamos teoricamente aplicar o mesmo princípio nos casos de omissão do Estado. Apenas teoricamente. O fato é que o dinheiro do Estado é o nosso dinheiro pago em impostos, e portanto, quem paga por mais essa "cagada" estatal somos nós, cidadãos fluminenses. Os governantes não vão mudar sua atitude leniente pois o dinheiro vai sair do meu bolso, do seu bolso, e não do deles.

O Estado fez "caca". A polícia fez "caca". O cidadão fluminense agora, a despeito de também ser vítima diária da mesma insegurança que vitimou o casal indenizado, que limpe a sujeira, ORAS! É o preço que pagamos pela nossa infindável incapacidade de escolher melhor nossos governantes.