Uma pose de bom moço e um pedido infeliz

No último programa Café com o Presidente o nosso Molusco pediu a população para denunciar aumento nos preços de gasolina. Desde o dia 02/05/2008 está em vigor um reajuste de 10% para a gasolina e 15% para diesel cobrado pela Petrobrás nas refinarias.

Segundo nosso presidente molusco, o consumidor deve denunciar o aumento de preços pois o Governo reduziu a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para compensar o aumento e evitar que esses novos preços chegassem até o consumidor.

"É importante as pessoas ficarem atentas. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar, porque a gasolina não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8,8%... não haverá NENHUM reflexo para o consumidor", disse Lula. Se estiver com saco suficiente você pode OUVIR por si mesmo o pedido estapafúrdio (no último minuto do programa).

Muito me espanta a cara de pau do nosso presidente! Os preços cobrados pelos postos são LIVRES conforme a legislação em vigor. O controle somente existe no início da cadeia produtiva, ou seja, na venda DA PETROBRAS PARA AS REFINARIAS.

Como sempre esse governo joga nas costas do consumidor o “trabalho sujo” e ainda faz pose de bom moço! Eu gostaria de saber a quem o consumidor deve reclamar? Ao bispo? Ao papa? Ao Rambo? A ele pessoalmente? Porque os postos são livres para aumentar o que quiserem! É LEI!

Ele diz que os aumentos não serão sentidos, com uma convicção que somente um mentiroso poderia ter! A questão é QUEM GARANTE? Com com o aumento autorizado no início da cadeia de produção os postos poderão repassar o aumento de preços ao consumidor não havendo mecanismo jurídico que proíba isso.


Foi mais uma manobra populista do nosso presidente molusco! É mais uma maneira de dizer: não sei de nada, não tenho culpa de nada!

Ele reduziu a Cide ciente que não resultaria uma garantia efetiva ao consumidor. O que deveria coibir é o aumento de preços na venda do combustível pela Petrobrás para as refinarias. Aliás, a exportação de petróleo está com o “gás” todo. Mas o consumidor nunca vê os resultados.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deve ser acionado se houver abusos. "Os preços nos postos são livres, mas a Agência Nacional do Petróleo (ANP) poderá solicitar a presença do Cade onde houver abuso."

Mais uma vez o consumidor vai tomar na tarraqueta! Vamos ter que 'confiar' na boa vontade dos postos e distribuidoras porque se eles quiserem repassar o aumento, haja ou não desconto da Cide, não há cristo, buda, rambo ou rocky balboa que os impeça!

Eu aconselho ao cidadão, quando for abastecer, colocar a diferença do aumento na conta do LULA Molusco ou do nosso amigo Edison Lobão. Mandem eles compensarem com a Cide!